![]() |
Psol irá seguir NEUTRO! |
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Macaúbas/BA anunciou nesta quinta (30), que não irá concorrer ao próximo processo eleitoral no município. A informação foi divulgada pelos então pré-candidatos a Prefeito e Vereador do partido, Elismar Oliveira e Eduardo Lopes, respectivamente.
Eles informaram da decisão em uma reunião on-line com membros do partido. A notícia foi apurada com exclusividade e em primeira mão, pelo Portal Jesus Mac Comunicação.
Segundo Elismar, os pré-candidatos a vereadores, entenderam, em comum acordo, a dificuldade existente de eleição no pleito de outubro.
De acordo com o ex-candidato a prefeito de 2020, no atual ano o número de pessoas que poderiam disputar as eleições pelo PSOL era mínimo. Diante disso, com o possível aumento do Coeficiente Eleitoral para vitória de candidatos a Vereador em Macaúbas, o partido precisaria ter mais que o dobro da votação do último pleito.
Devido possuir uma iminência de ter menos candidatos que naquela ocasião, a decisão do PSOL foi se retirar da disputa.
Com isso, paralelamente, o partido entendeu que não conseguiria seguir adiante com a pré-campanha ao Executivo. Dessa forma, o PSOL não irá participar das eleições de 2024.
A decisão pegou muitas pessoas de surpresa, visto que em 2020 o partido se colocou como a 3ª via no município. Além disso, desde sua origem, em 2014, se manteve distante de figuras conhecidas do meio eleitoral. Então, o PSOL sempre se colocou contrário à chamada por simpatizantes de "velha política".
Por isso, agora com a decisão de não mais disputar as eleições, o partido foi questionado pelo Portal sobre o futuro da sigla. Em sua fala, Elismar disse que o PSOL irá se manter neutro e não irá apoiar nem a Oposição, nem a Situação.
Além disso, o ex-candidato afirmou que não quer ver o partido se desfazer. Por isso, a unidade do PSOL Macaúbas se torna necessária, para que em 2028 a sigla busque algo melhor e diferente no município. Para isso, ele garante mais ações, nos próximos 4 anos, que fortaleça os laços da população que luta por mudanças significativas na política local.
Diante do cenário que se forma, mais uma vez a eleição em Macaúbas terá apenas dois pré-candidatos ao Executivo. De um lado o atual Prefeito Aloísio, tentando a sua primeira reeleição e do outro o Ex-Gestor Amelinho, em busca do 4º mandato.
Confira a Nota do PSOL Macaúbas:
NOTA OFICIAL DO PSOL MACAÚBAS - ELEIÇÕES 2024
Após intensos e longos debates ocorridos nos últimos meses com filiados, pré-candidatos(as) e membros da Direção Estadual, a Comissão Provisória do Partido Socialismo e Liberdade de Macaúbas vem, por meio desta nota, informar e esclarecer o seguinte:
1) O Município de Macaúbas convive, mais uma vez, com uma terrível polarização entre os grupos dominantes da política local, grupos esses que se revezam no poder ao longo das últimas décadas, mantendo o mesmo modelo de governança e ineficiência da máquina administrativa. A ausência de projeto, a precarização da saúde pública, o descaso com o saneamento básico, a não realização de concursos públicos e outras tantas mazelas que afligem o nosso Município são exemplos do legado deixado por esses grupos que se acotovelam para manter tudo como está;
2) O PSOL, por sua vez, surgiu em nosso Município guiado pelo ideal e pela necessidade de mudança na política local, para pautar temas relevantes e propor políticas públicas que possam transformar a vida das pessoas e de fato atender aos reais interesses da população do Município, desenvolvendo as nossas potencialidades e projetando Macaúbas a um lugar de destaque a nível regional;
3) Nesse cenário bastante conturbado da política macaubense, buscamos ao longo dos últimos meses viabilizar a apresentação de candidaturas do PSOL para a disputa do Executivo e Legislativo Municipal, assim como fizemos nas Eleições de 2020;
4) Embora tenhamos obtido algum êxito na construção de apoios nesse período de pré-campanha, a exemplo da adesão de importantes lideranças sindicais, não atingimos o número que considerávamos suficiente de pré-candidatos(as) para possibilitar uma disputa minimamente competitiva para o Legislativo e Executivo;
5) Pelos motivos acima, comunicamos oficialmente a retirada das pré-candidaturas do PSOL da disputa das eleições do Município de Macaúbas para o ano de 2024;
Continue lendo em: https://www.instagram.com/p/C89v4tksMy-/?igsh=YjZ0aTlzejdpZDZj
2 Comentários
https://www.jesusmacomunicacao.com.br/2024/06/psol-abre-mao-da-pre-campanha-em.html
ResponderExcluirSaiba todas as informações da Justiça e do Direito em: https://vlvadvogados.com/
ResponderExcluir