Será lançado no dia 30 de agosto de 2021, em Vitória da Conquista, o livro A margem da imagem, que se inspirou na multiplicidade cultural que a região sudoeste da Bahia possui e pouco explorada pelos artistas e público. A obra busca apresentar, através de seis conferências, leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência do pensador Ítalo Calvino, como a região sudoeste pode ser acionada por diversos olhares, do sensível ao mais explorador.
O livro é resultado do Prêmio Jorge Portugal, categoria Artes Visuais do Programa Aldir Blanc Bahia da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), vinculada da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
Para que A margem da imagem nascesse, foi realizado um laboratório/oficina de produção de livro artesanal com oito artistas do sudoeste baiano: Afonso Silvestre, Anderson Rosa, Ricardo Fraga, Shirley Ferreira, Felipe Bonfim, Marco Jardim, Jonathan Soares, e Rafael Brandão, ministrado pela artista Agnes Cajaiba.
A partir do laboratório/oficina, os artistas foram instigados a criar um livro que discutisse a margem da imagem nas diferentes cidades do território de identidade da região sudoeste.
O projeto foi idealizado pelo artista visual Vinicius Gil-Purki e a artista visual e jornalista Adriana Camargo. “Nosso objetivo era difundir artistas do território do sudoeste baiano através das práticas individuais e coletivas a fim de revelar, reforçar e valorizar potencialidades específicas das regiões abrangidas e através do trabalho coletivo, transdisciplinar e afetivo, apresentar à população baiana os novos olhares criativos que temos em nossa região”, destacam os idealizadores.
Fonte: Release / Fotos: Divulgação
0 Comentários